QUAIS SÃO OS TIPOS DE MANUTENÇÃO?

Os modelos de manutenção evoluíram juntamente com as 4 evoluções industrias, todos os modelos ainda são utilizados e necessários para a atualidade, porém é necessário entender qual o modelo que melhor se aplica ao objetivo desejado.

Manutenção Corretiva Planejada

A Manutenção Corretiva Planejada: Quando o equipamento apresenta uma falha que não gera impacto instantâneo e pode ser corrigido em uma data programada, este tipo de manutenção requer conhecimento e analise de equipe experiente para se determinar as condições e tempo máximo para que se possa operar com equipamento danificado. 

manutenção_corretiva_planejada.jpg

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva: Tende reduzir falhas e custos por paradas emergenciais. Porém este tipo de manutenção requer estudo em dados, históricos, relatórios e experiência de um profissional que consiga determinar qual o numero de reparos  que serão realizados em cada tipo de maquina. Para isto deve-se se levar em conta a vida útil de cada componente pertencente ao equipamento principal, desta forma evita-se riscos de paradas que comprometam a operação por falhas que poderiam ser evitas por  simples ajustes ou pequenos reparos nos equipamentos.

manutenção preventiva.jpg

Manutenção Corretiva 

Não Palanejada

A Manutenção Corretiva Não Planejada: Quando o equipamento apresenta falha que gera impacto instantâneo e não é possível a operação sem o reparo ou troca, sendo necessário a intervenção imediata para restabelecer a operação, geralmente implica altos custos e maior tempo mobilização das equipes de manutenção. Deve ser evitada.

manutenção_corretiva_não_planejada.jpg

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A Manutenção Preditiva: Este modelo visa aumentar a disponibilidade dos equipamentos com menos investimentos emergenciais. Neste modelo é utilizado ferramentas para coletar dados, históricos e Status de funcionamento. A  tecnologia de automação com os softwares supervisórios e os diversos tipos  de dispositivos de campo como os sensores e outros instrumentos de medição auxiliam as equipes de manutenção a realizar o gerenciamento e controle com maior exatidão e confiança.

manutenção preditiva.png